Deparei-me com esta rara visão quando eu fui para as profundezas da densa floresta de Torajan que abrange o extremo sul do grande continente Oriental na vasta área conhecida pelo nome de Teganze. Meu objetivo era encontrar as tribos que vivem pela região. Esta área é muito remota e, portanto, escondida dos olhos estrangeiros. Tive a sorte de fazer amizade com o Witchdoctor que eu vi na batalha e, através dele, sua tribo: a tribo das Cinco Colinas (Five Hills).
A cultura dos Umbaru da baixa Teganze é fascinante e deixa perplexo aqueles que são nativos de outras vidas mais civilizadas. Por exemplo, a tribo das Cinco Colinas entra freqüentemente em uma luta tribal com o clã das Sete Pedras (Seven Stones) e a tribo do Vale Nublado (Clouded Valley), mas eles estão lutando para fins rituais, não conquista. Eu já ouvi histórias de que os vencedores dessas guerras usam sacrifício humano para restaurarem seus abastecimentos de matéria prima. Quando eu timidamente perguntei sobre isso para eles, devo admitir suas risadas me fizeram começar a temer pela minha segurança. Todavia, tropeçando sobre a comunicação de tais questões complexas sobre o que constitui o valor e honra em sua sociedade, percebi, para meu alívio, que são considerados dignos apenas para o sacrifício ritual dos capturados durante a batalha.
Depois de várias discussões com os meus anfitriões, descobri que estas tribos se definem pela sua crença na Mbwiru Eikura, que traduz aproximadamente a “A Terra Amorfa” (esta é uma tradução imprecisa porque este conceito não é “traduzível” à nossa cultura e nossa língua). Esta crença sustenta que a realidade verdadeira e sagrada é bloqueada pelo físico do que vivemos normalmente. Suas principais cerimônias públicas voltadas para sacrifícios para a força da vida que flui de seus deuses, que habitam na Terra Amorfa, abaixo deste reino físico.
Os Witchdoctors estão em sincronia com essa Terra Amorfa e são capazes de treinar suas mentes para perceber esta realidade através de uma combinação de rituais e o uso de raízes e ervas selecionadas encontradas na selva. Chamam o estado em que eles interagem com esse outro mundo do Transe Fantasma (Ghost Trance).
Juntamente com o princípio da crença na força da vida e da Terra Amorfa, a crença segundo a mais sagrada das tribos é a sua filosofia de auto-sacrifício e não a individualidade, do interesse de suprimir o ego para o bem da tribo. Esta idéia, tão estranha à nossa cultura, pareceu-me algo que eu queria entender muito mais profundamente.
Infelizmente, houve uma repentina “agitação social” entre as tribos devido a sua guerra mais recente (pelo menos o que entendi ao se seguir da confusão), e a atmosfera carregada me fez partir antes que pudesse fazer mais perguntas aos meus anfitriões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário